NOSSA CASA,  UTILIDADES

Quer sua casa na praia? Saiba as regras para financiá-la ainda nesse ano

 

Conquistar um imóvel na praia – seja para morar ou para veranear – é o sonho de muitas pessoas. E o financiamento imobiliário acaba sendo a melhor alternativa, principalmente para quem não tem todo o dinheiro para pagar pela casa ou apartamento à vista. Existem diversas formas de financiar, e com certeza, pelo menos uma delas vai ser perfeita para você!

 

Quer saber alguns detalhes sobre o assunto? Vamos te explicar um pouco mais sobre as regras atuais de financiamento, e como você pode terminar 2018 com um imóvel novo.

 

Sistema Financeiro de Habilitação (SHF)

Uma das formas mais utilizadas de obter crédito imobiliário é através do SFH. Com ele, é possível financiar imóveis residenciais de até R$800 mil para todo o país, exceto para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, cujo limite é de R$ 950 mil. Os juros máximos são de 12% ao ano, e você tem um prazo de até 35 anos para quitar as parcelas. As taxas de juros variam de acordo com o banco através do qual você irá realizar o financiamento.

  

O SFH usa recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e permite o financiamento de até 80% do valor final. Entretanto, as parcelas não podem exceder a 30% da renda bruta mensal familiar. Para utilizar o FGTS, é necessário que você trabalhe ou more no município ou região metropolitana de onde a casa ou apartamento se encontra. Além disso, é preciso ser contribuinte há pelo menos três anos. Para financiar, você precisa de documentos como: identidade, CPF, comprovação de renda e carteira de trabalho.

 

 

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Através do SFI, é possível financiar imóveis com valores acima dos estabelecidos pelo SFH. Ele é feito diretamente pelos bancos, por isso, tudo é mais flexível – inclusive a taxa de juros. Elas geralmente são menores se você é cliente da instituição financeira em questão. Embora não seja estabelecida uma regra oficial quanto ao grau de comprometimento de renda, ainda é mais recomendado que seja de, no máximo, 30%. Dessa forma, você garante a sua saúde financeira mesmo de imóvel novo!

 


Por mais que o SFI e o SFH tenham taxas e condições diferentes entre si, é importante saber desde já que o comprador não pode escolher por qual o sistema ele deseja fazer a compra. Essa decisão está condicionada ao valor imóvel.

 

 

Financiamento direto

Algumas construtoras trabalham com financiamento direto – principalmente para vender imóveis na planta. Para isso, elas criam condições de pagamento parcelado e, às vezes, aceitam dação de outro imóvel. Mas é preciso ter cuidado: verifique a idoneidade da empresa antes de fazer qualquer tipo de negócio!

 

 

 

 

Taxas de juros e prazos dos principais bancos

Confira as taxas de juros, os prazos de pagamento e o limite de financiamento atuais nos principais bancos do país:

 

 

Banco do Brasil

Juros: 9,24% ao ano + TR
Prazo: 420 meses
Limite: 80% do valor

 

Santander

Juros: 9,49% ao ano + TR
Prazo: 420 meses
Limite: 80% do valor

 

Itaú

Juros: 10,10% ao ano + TR
Prazo: 360 meses
Limite: 82% do valor

 

Caixa

Juros: 10,25% ao ano + TR
Prazo: 420 meses
Limite: 80% do valor (novo) | 70% do valor (usado)

 

Bradesco

Juros: 10,50% ao ano + TR
Prazo: 360 meses
Limite: 80% do valor

 

Conseguimos tirar algumas de suas dúvidas? É sempre bom contar com uma imobiliária de confiança para assessorar todo o processo de financiamento. Você pode contar com a Nossa Casa para te ajudar a encontrar o melhor imóvel em Torres, com as melhores condições de financiamento para o seu bolso. Converse com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *