BEM-ESTAR,  UTILIDADES

O porcelanato é uma boa escolha para a minha casa?

O piso em porcelanato tem uma vasta gama de utilizações. Este revestimento é conhecido por sua aparência requintada e elegante, e tem as vantagens de fácil manutenção e limpeza. Por diversas razões, eles conquistaram a preferência dos profissionais da construção e clientes.

O porcelanato é versátil e oferece cada vez mais opções, seja em tamanho, cor ou textura. Mas quando vale a pena escolher usá-lo? Considerando que a escolha do pavimento é muitas vezes definida por vantagens estéticas ou econômicas, decidimos analisar os fatores que pesam na hora da decisão. Descubra neste artigo se vale a pena escolhê-lo para a sua casa.

Em que ambiente você planeja colocar o porcelanato?

O porcelanato pode ser um piso maravilhoso, fácil de limpar, brilhante e durável, mas é importante tomar cuidado para escolher o tipo certo para cada área da casa. Antes de decidir qual piso usar em sua residência, a melhor maneira é determinar em qual ambiente o revestimento será instalado.

Você deve considerar se o porcelanato será colocado em ambientes internos ou externos, secos ou molhados, pois isso faz toda a diferença. Em áreas externas e abertas, devido ao contato frequente com a água, o porcelanato deve ser mais rústico e antiderrapante. Na sala, quarto, cozinha e demais áreas internas e cômodos, pode-se usar o piso sem restrição. Vale ressaltar que a cor e a textura dele também devem ser adequadas aos diversos ambientes.

Código do imóvel 98190

O piso de porcelanato e o piso de madeira podem ser misturados?

Sim! Tudo vai depender do projeto de sua casa. Por exemplo, você pode optar por usar pisos de madeira nas bordas dos cômodos, ou até mesmo dividir com algum tipo de porcelanato mais rústico, como o que imita cimento queimado. Desde que a composição seja harmoniosa e bem planejada, não há inconvenientes na combinação dos diferentes pisos. Os resultados são geralmente muito elegantes e bem proporcionados.

Código do imóvel 44329

Porcelanato x Cerâmica

O porcelanato é muitas vezes confundido com a cerâmica, porém, ele apresenta um processo de produção mais complexo. Durante a sua fabricação a temperatura pode chegar a graus muito elevados, isto é, quanto mais alta a temperatura, maior é a resistência do piso. Por esse e por outros fatores, o porcelanato é muito mais durável e resistente do que pisos de cerâmica.

As vantagens do porcelanato

Além da grande variedade de opções e da beleza sofisticada desse tipo de piso, o porcelanato apresenta uma série de outras vantagens. Veja só:

– Trata-se de um revestimento versátil, já que pode ser encontrado em diferentes cores, tamanhos e acabamentos, e se adapta bem a diferentes tipos de ambientes

– Ele pode reproduzir materiais mais caros, como mármore e granito, com muita qualidade

– O porcelanato não costuma absorver água, o que aumenta a sua durabilidade

– Esse piso, por mais que a sua aparência seja refinada, é muito resistente, tem fácil limpeza e é menos suscetível à formação de manchas, desde que seja devidamente cuidado

Código do imóvel 23364

Desvantagens do porcelanato

Assim como tudo na vida, nada é perfeito; o porcelanato não tem apenas aspectos positivos. Confira as desvantagens desse tipo de piso:

– Esse tipo de revestimento, por ser frio, acaba causando ruídos mais altos ao caminhar pela casa

– O porcelanato polido é conhecido por ser escorregadio, portanto, não é o mais indicado para casas com idosos, crianças e animai

– A sensação térmica do porcelanato não é tão boa; quando comparado com os pisos laminados ou com os revestimentos de madeira, ele oferece menor conforto térmico

Os tipos de porcelanato

Para usar o porcelanato a favor da estética e funcionalidade da residência, é importante conhecer as suas opções e escolher a adequada para cada ambiente. Veja quais são os modelos principais e para quais cômodos eles são indicados:

– Porcelanato acetinado

Esse porcelanato é fosco e confere um aspecto menos brilhante ao ambiente. Produzido para ser mais resistente que o porcelanato polido, ele não sofre riscos e não mancha com facilidade, sendo ideal para garagens, banheiros, áreas gourmet e salões de festa.

Código do imóvel 52085

– Porcelanato rústico

Este piso é muito funcional em espaços externos, como a área da piscina, da lavanderia, de varandas e locais próximos aos decks e jardins. Sua grande vantagem é que este material não recebe acabamento ao final de sua fabricação, por isso, é pouco escorregadio.

Código do imóvel 44329

– Porcelanato polido

Mais sofisticado do que os demais, este piso apresenta uma estética refinada. Pode ser usado em salas, banheiros, quartos e cozinhas por apresentar textura lisa e aspecto altamente brilhante.

Código do imóvel 50169

E você, já conhecia as vantagens e desvantagens do piso de porcelanato? Na Nossa Casa Imóveis, possuímos um amplo catálogo com mais de 1200 imóveis belíssimos esperando por você. Entre em contato com a gente para encontrar a residência de seus sonhos, seja com piso porcelanato ou sem.

Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *