BEM-ESTAR,  TORRES

8 esportes olímpicos que você pode praticar em Torres

Desde o dia 23 de julho, os olhos do mundo estão virados para Tóquio. A capital do Japão, é palco das Olimpíadas, maior celebração esportiva do planeta.

Você conhece todos os esportes olímpicos, ou somente os mais famosos? Confira aqui algumas das atividades que você pode praticar ao ar livre, e é claro, na mais bela praia do Rio Grande do Sul.

Torres é um lugar de muitas belezas naturais, considerada a cidade perfeita para aproveitar e colocar o treino em dia. Vem com a gente conhecer os melhores esportes olímpicos para praticar e se divertir!

Combinando esportes com turismo e entretenimento

A cidade de Torres, que fica na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conta com falésias e morros em seu território, muito semelhante ao que encontramos nas terras catarinenses, mas destoando completamente do restante da faixa litorânea gaúcha – que no geral é plana e sem grandes elevações. Esse diferencial faz de Torres um local muito atraente na região, virando uma opção de moradia fixa ou temporária para muitos gaúchos.

Para adquirir hábitos saudáveis, seja você um turista ou morador, é importante manter a prática diária de exercícios físicos. Por isso, separamos alguns dos esportes praticados pelos atletas nas atuais olimpíadas, e que também podem ser praticados por qualquer pessoa em Torres.

Atletismo

O atletismo está nos Jogos Olímpicos desde seu início. É um dos esportes olímpicos mais tradicionais e conta com várias categorias, como os 100m, 200m, revezamento 4x100m, entre outras.

Para começar a praticar, a dica é ir devagar. Correr é fácil e você pode iniciar a qualquer momento. Verifique seu preparo físico, mantenha as consultas médicas em dia e aproveite o mais simples dos esportes, pois a corrida faz bem ao coração.

Se você prefere correr admirando uma bela paisagem, a dica é ir para o calçadão à beira-mar, geralmente no final da tarde. O lugar é tranquilo, arejado e querido por todos que gostam de praticar esportes.

Vôlei de praia

O vôlei de praia é uma modalidade extremamente popular no Brasil, praticado nas areias do País inteiro. Esse esporte foi disputado pela primeira vez em Barcelona, em 1992, popularizando-se desde então e entrando para a história.

O vôlei praticado com todas as regras pode ser difícil, mas para começar não é preciso complicar. Basta uma bola e uma rede para poder brincar com este esporte olímpico em qualquer lugar.

Em Torres, o vôlei é jogado principalmente na Praia Grande e na Praia da Cal, onde é possível encontrar redes preparadas para a prática do esporte. Durante o verão, as quadras na areia reúnem diversas pessoas em busca de diversão.

Foto: Prefeitura de Torres

Golfe

O golfe estreou como esporte olímpico em 1900, prosseguiu no programa em 1904, mas ficou fora por um longo período. A modalidade só retornou às olimpíadas no Rio 2016.

Em Torres, temos o conhecido São Domingos Torres Golf Club, situado à beira do rio Mampituba. É um campo ideal para treinar e se divertir. Possui área especial para treinamento, com direito a instrutor para aqueles que querem aprender a jogar ou aperfeiçoar seu jogo. A qualidade do percurso e a natureza envolvente levaram o São Domingos a ser apontado como um dos clubes mais bonitos do Estado.

Skate

O skate é um dos novatos nos Jogos Olímpicos e foi dito como uma tentativa do COI (Comité Olímpico Internacional) de rejuvenescer as Olimpíadas. Neste ano, a fadinha Rayssa Leal fez história e trouxe a medalha de prata para o Brasil no skate street das Olimpíadas. Rayssa é a atleta mais jovem da história do país a subir no pódio, com apenas 13 anos.

Para a prática amadora, podemos contar em Torres com a famosa pista de skate da Praça Pinheiro Machado, que foi revitalizada recentemente. Se você preferir, também é possível andar e aproveitar as guias de rua e obstáculos naturais para exercer a criatividade sobre as rodinhas.

Surfe

Assim como o skate, o surfe estreou como um dos mais novos esportes olímpicos no Japão. E surpreendendo a todos, Ítalo Ferreira fez história conquistando a primeira medalha de ouro para o Brasil, além de ser o primeiro campeão olímpico desta modalidade – que estreou nesta edição.

Com ondas de até 3 metros, Torres é um dos melhores pontos para a prática do surfe na costa gaúcha, recebendo diversos circuitos e campeonatos da modalidade em suas praias. Basta a coragem de encarar o mar e aprender a se equilibrar.

Natação

A natação é um dos esportes mais tradicionais das olímpiadas. Ela foi disputada em todas as edições.

Há quem pense que os benefícios da natação estão restritos às piscinas. No entanto, a atividade também pode ser praticada no mar ou lago. Não importa onde você estiver, a natação é uma ótima alternativa para manter a saúde e queimar calorias.

Em Torres, além dos benefícios que o mar oferece, possuímos o famoso Clube SAPT, onde ocorrem treinos de natação para iniciantes, amadores e profissionais.

Diversos eventos relacionados a natação já aconteceram em Torres. Um dos mais marcantes foi a Travessia da Ilha dos Lobos: na época, cerca de 60 atletas representando 12 praias do litoral gaúcho percorrem mais de 1.800 metros nadando no mar.

Tênis

Este é um esporte que estava nas primeiras Olimpíadas modernas, mas depois de 1924 foi removido dos Jogos Olímpicos, retornando em 1988.

Podendo ser praticado nas quadras, na mesa ou na areia, o tênis é um esporte adaptável, além de ser uma opção divertida para quem quer fazer exercícios entre amigos.

Em Torres, é possível fazer aulas de tênis no clube da SAPT. Lá você encontra diversas quadras para a prática. Também é possível jogar na areia – no caso, o beach tennis -, podendo ser praticado em qualquer praia da cidade.

Futebol

O futebol dispensa explicações. Esse esporte está nos jogos olímpicos desde 2ª Olimpíada, realizada em Paris,1900. A Hungria é a maior campeã, com três ouros.

Em Torres, o futebol é praticado em quadras, campos, ruas e quintais. Por isso, nada como jogar futebol com seus amigos para sentir o espírito olímpico no seu dia a dia.

Handebol

Para finalizar, não poderíamos esquecer do famoso handebol, que chegou a sua primeira Olimpíada em 1972.

Assim como o futebol e o vôlei, o handebol é um esporte que pode ser jogado na rua ou em espaços reduzidos, sem precisar seguir 100% das regras oficiais – o que o torna bem mais acessível. Na praia, é possível praticar na areia, entre amigos.

Gostou do nosso conteúdo?

Torres se destaca por ser a praia mais linda do litoral gaúcho, repleta de belezas naturais para você usufruir e se divertir, seja nos esportes ou para relaxar e apreciar o descanso.

A Nossa Casa está sempre disponível para lhe atender e apresentar nossa belíssima cidade; contamos com mais de 1200 imóveis prontos e outros 1000 na planta para você encontrar a residência ideal em Torres.

Esperamos por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *