BEM-ESTAR,  UTILIDADES

Como escolher o ar-condicionado?

Escolher um ar-condicionado é uma tarefa que requer atenção. Afinal, não se trata apenas de comprar um modelo, e sim de definir um conjunto de fatores que irão influenciar no seu desempenho. Potência, tamanho, consumo de energia, funcionalidades e BTU’s são alguns deles.

 

Acompanhe o nosso blog e descubra como fazer uma escolha assertiva!

Viver no sul do país tem seu ônus e bônus. A região, com inverno e verão bem definidos, acaba trazendo temperaturas intensas ao longo do ano. Essa condição torna o ar-condicionado um apetrecho fundamental na casa dos gaúchos, seja para aquecer ou resfriar os ambientes.


Em casa ou no escritório, o equipamento proporciona conforto e evita o incômodo das temperaturas extremas. Além de climatizar os ambientes, o ar-condicionado traz diversos benefícios: purifica, diminui a umidade e mantém o ar livre de poluição. Por isso, acaba sendo um recurso para pessoas com problemas respiratórios.


Para fazer a escolha certa, é necessário atentar-se à capacidade do equipamento e ao tamanho do cômodo onde ele será instalado. A dimensão e as condições do ambiente, a quantidade de pessoas que estarão simultaneamente no local, a incidência solar e até mesmo outros equipamentos que geram calor durante seu funcionamento podem influenciar no resultado final. 

O que considerar na hora da compra?

Antes de começar a buscar o modelo ideal de ar-condicionado, defina exatamente onde ele será instalado. A localização é fundamental pois influencia na estética do ambiente e na potência necessária para climatizar o cômodo.



Em seguida, avalie a rede elétrica. O ar-condicionado costuma usar muita energia e pode gerar problemas nas instalações muito antigas. No caso de apartamentos, busque saber se o prédio permite alterações na fachada.


Sabendo dessas três primeiras informações, precisamos calcular o BTU. Ou seja, a Unidade Térmica Britânica que mede a capacidade do aparelho, em conformidade com o tamanho do local. 


A média é de 600 a 800 BTUs por metro quadrado – você deverá usar o valor máximo se o cômodo receber muita luz. Para avaliar a capacidade de refrigeração necessária, multiplique esse número pela área do ambiente.


Definir esses pontos definidos tornará a sua escolha mais fácil e assertiva.

Como definir o tamanho do equipamento?

Levando em consideração as informações que vimos acima, para calcular o tamanho ideal do ar-condicionado, multiplique a metragem do ambiente pela quantidade de BTUs necessária.

 

Exemplo: 

 

Temos um ambiente com 12m² que pega sol durante a tarde toda. Por isso, precisamos de 800 BTUs por metro quadrado. 

 

12 x 800 = 9600

 

O ar-condicionado ideal precisa ficar em torno de 9600 BTUs.

 

Quanto maior for o BTU, mais potente será o aparelho. Um espaço pequeno não precisa de um ar condicionado com um número elevado para ser eficiente.

É verdade que o ar condicionado gasta muita energia?

Não mais. As novas tecnologias estão voltadas para a sustentabilidade. Por isso, oferecem equipamentos mais econômicos.


Além disso, existem maneiras de melhorar o consumo. Os modelos split, por exemplo, possuem uma tecnologia inteligente que controla a temperatura, evitando que o aparelho fique conectado o tempo inteiro.


Outra modernidade que pode ajudar na economia é a Inverter. De acordo com os fabricantes, esse tipo de aparelho possui o controle do fluxo energético, pois detém um compressor que não chega a ser desligado completamente. Isso evita picos de energia. A redução do consumo pode chegar até a 60%. 


A incidência solar também pode afetar o desempenho do seu ar-condicionado. Nos ambientes onde ela é intensa, vale pensar em intervenções como cortinas para auxiliar no controle da temperatura do ambiente.


Os cuidados de manutenção também desempenham importante papel na economia, além de manter o bom funcionamento do aparelho. Limpá-lo de vez em quanto é fundamental, especialmente os filtros.

Os tipos de ar condicionado:

O Ar-condicionado portátil se diferencia pelo tamanho reduzido e pela mobilidade.  Esse tipo de aparelho funciona da mesma forma que os outros, mas deve ser posicionado próximo a uma janela ou porta, com um tubo extensor ligando o aparelho à parte externa.

Ar Condicionado Portátil 9.000 BTUs da Elgin (Foto: Reprodução/Amazon)

O Ar-condicionado de janela atende espaços menores como escritórios, quartos pequenos ou sala de estar. Costuma ser instalado embaixo das janelas, onde uma parte do aparelho fica para dentro do cômodo e a outra para fora. Caso você more em apartamento e escolha esse modelo, verifique se é possível fazer a mudança na fachada antes de realizar a compra. 

Ar-condicionado Janela 7.500 BTU da Midea (Foto: Reprodução/Amazon)

O Ar-condicionado Split não produz ruídos e é o mais potente. Esta é uma boa escolha para espaços maiores ou sem janelas. Além disso, muitos imóveis já vem com espera para split.

Ar-condicionado Split 9.000 BTU Elgin (Foto: Reprodução/Amazon)

O preço pode até ser um fator de decisão na hora da compra, mas quando se trata de um eletrodoméstico que permanecerá por muitos anos com você, leve em conta outros fatores. Vale a pena investir em modelos que proporcionem maior economia de energia e atenda todas as suas necessidades.

Priorize os benefícios do aparelho e não o preço.

E aí, o que achou desse universo dos ar-condicionados?


Esse e outros conteúdos sobre lifestyle, qualidade de vida, Torres e mercado imobiliário você encontra no blog Nossa Casa. Além disso, também possuímos um catálogo com mais de 1200 imóveis para você encontrar o lugar ideal para sua necessidade.


Fale conosco pelos nossos canais oficiais de comunicação abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *