BEM-ESTAR

Como manter os ambientes aquecidos no inverno?

O inverno é convidativo para vivenciarmos experiências como tomar um chocolate quente, sopas e caldos, curtindo séries e filmes debaixo do cobertor. Porém, esse período também tem seus desafios. Até mesmo dentro de casa sentimos a temperatura cair, o que faz com que os cômodos fiquem gelados. Por isso, a Nossa Casa trouxe hoje algumas dicas que te ajudarão a deixar seu lar mais aquecido e confortável. Confira!

1. Aberturas

Uma estratégia eficaz para manter o calor no ambiente é investindo em vedação nas aberturas. Assim, você evita que o vento frio atravesse as frestas das portas e janelas. Para esse tipo de serviço, é possível contratar uma vedação profissional, ou fazer você mesmo com um cobertor de frestas – ou até mesmo usando fitas e adesivos.

2. Mantenha portas e janelas fechadas!

Muitas pessoas saem para o trabalho e costumam deixar as janelas abertas para que o ar circule pela casa. Quem nunca fez isso?! A verdade é que poucos minutos já são suficientes para arejar o ambiente. Portanto, ao sair, evite deixar tudo aberto – assim você garante um ambiente bem climatizado e aquecido para quando voltar.

3. Luz natural e cortinas

Nessa estação, a luz solar é um dos maiores aliados para potencializar o aquecimento dos ambientes. Para aproveitar o calor dos raios solares ao máximo, abra as cortinas durante o dia e busque fechá-las no início da noite. 

 

É importante optar por cortinas que tenham tecidos mais robustos para manter a temperatura ambiente nos dias gelados. De preferência, escolha as que possuem cores fortes e quentes, como é o caso do amarelo, vermelho, vinho, e outros. Esses são tons que conseguem reter e aumentar a sensação de calor. Aproveite essa ocasião para mudar o visual da sua casa!

4. Uso de tapetes

Independente de qual seja o tipo de piso desejado, o tapete pode contribuir para manter a temperatura amena – uma vez que é um excelente isolante térmico. Escolha os locais de maior circulação e permanência dos moradores para posicionar seus tapetes, em especial nos que você gosta de ficar descalço.

 

Priorize tapetes confeccionados com materiais grossos e que combinem mais com o clima de inverno. O uso de lã ou couro pode ser um grande diferencial. Pois, além de aquecerem o ambiente, eles deixam sua casa linda e aconchegante!

5. Decoração com toque invernal

Para complementar o uso de cortinas e tapetes, que tal investir em texturas mais felpudas para as capas de sofá, estofados, almofadas e mantas? Estas são ótimas opções para a decoração de inverno.

 

Os papéis de parede também são uma excelente alternativa para tornar seu ambiente mais sofisticado e quentinho. Elementos como abajur, castiçal e velas são boas opções para as noites mais frias. Então, o que você está esperando para unir todas essas dicas e transformar seu espaço em algo que combina mais com você?

6. Aquecedores elétricos ou sustentáveis?

Os aquecedores, climatizadores, lareiras elétricas e ar condicionado são soluções mais eficientes para diminuir o frio, principalmente se você mora em cidades que passam por um inverno mais acentuado. Porém, o uso desses aparelhos podem impactar diretamente no consumo de energia elétrica.

 

Uma possibilidade é investir em uma lareira à lenha ou ecológica. Pois, ao optar por meios alternativos de aquecimento, você lida com algo mais econômico e sustentável. A bio lareira, por exemplo, é um modelo ecológico eficaz que não produz fumaça, nem gera substâncias tóxicas e poluentes. Além disso, garante praticidade e segurança, pois não gera resíduos. Assim, você poderá experienciar uma dose extra de aconchego na hora de enfrentar o frio.

7. Mande bem na cozinha!

Uma ótima estratégia é assar algo e, ao final, deixar o forno aberto. O micro-ondas também pode ser utilizado! Os famosos “pacotes de calor” podem ser aquecidos no eletrodoméstico e, além disso, usados como almofadas térmicas e aquecedores de cama.

 

Saiba que as receitas que produzem vapor aumentam a umidade do ar e, com isso, a casa pode ficar úmida. Por isso, é interessante evitá-las sempre que possível! Outro ponto, aqui, é sobre a temperatura do ar. Quanto mais úmido o ar no inverno, maior será a sensação de frio. Por isso, busque manter sua casa o mais seco possível!

Confira algumas outras dicas de bem-estar do nosso blog:

A Nossa Casa é uma imobiliária especializada em imóveis de alto padrão em Torres.
Estamos localizados na Avenida Beira Mar, 1100, Praia Grande — Torres, RS. Venha conversar com a gente!

 

📲 (51) 3664-2000 | (51) 99759-2001

📩 E-mail: torres@18.117.148.43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *