Alimentos orgânicos
BEM-ESTAR,  UTILIDADES

Alimentos orgânicos: benefícios para sua saúde e para o meio ambiente

Com a correria do dia a dia, cada vez mais, as pessoas têm se preocupado com a alimentação. Prestar atenção no que é consumido é uma questão de saúde, porque os alimentos influenciam diretamente no funcionamento de nossos corpos e mentes. Como resultado, as pessoas estão buscando manter hábitos saudáveis e com isso, os alimentos orgânicos têm ganhado muito mais adeptos.

 

Confira o porquê trocar os alimentos industrializados por orgânicos vai fazer bem pra você!

Sua saúde em primeiro lugar

Alimentos orgânicos

 

Entender a origem do alimento que chega na nossa mesa nos faz compreender que muitas vezes consumimos produtos ultra processados sem saber! A alimentação baseada nesse tipo de refeição está diretamente relacionada com o aumento das taxas de obesidade e diabetes. Afinal, levam muitos conservantes e gorduras para tornar atrativo e fazer com que o processo de industrialização seja viável. No Brasil, estudos apontam que a taxa de obesidade quase dobrou para 20% na última década. Além disso, nem sempre as frutas e verduras são opções seguras por conta do uso excessivo de agrotóxicos. Tambémpela contaminação por metais pesados, que podem prejudicar muito a saúde.

 

Portanto, como a premissa é produzir com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos, os alimentos orgânicos são super saudáveis. Eles preservam todos as vitaminas e sais minerais do alimento e não causam danos à saúde.  (Alguns orgânicos possuem antioxidantes que podem até retardar o envelhecimento! E são a melhor e mais segura alternativa para quem quer ter qualidade de vida, saúde e respeitar o meio ambiente!)

Como consumir orgânicos mesmo com a correria do cotidiano

Alimentos orgânicos

Às vezes, o ritmo apressado dos compromissos diários é visto como um empecilho na adoção de uma dieta orgânica. Isso se dá principalmente pela praticidade dos alimentos já prontos. No entanto, é possível trocar a alimentação tranquilamente sem atrapalhar a rotina. Veja como:

 

  • Prefira alimentos com o selo “Orgânicos”, que é certificado pelo Ministério da Agricultura
  • Tire um tempinho para plantar temperos em vasinhos
  • Valorize os alimentos feitos em casa, com produtos de origem verificada. Cozinhar a própria comida é um incentivo para prestar mais atenção nos processos e alimentos envolvidos. Para quem trabalha fora, é uma opção saudável e econômica  
  • Procure feiras livres próximas a sua casa, pois os alimentos são de produção em pequena escala se comparada ao dos supermercados ou produtores locais – muitos deles chegam a entregar em casa
  • Procure restaurantes que oferecem almoços orgânicos

Sustentabilidade e estímulo da produção local

Alimentos orgânicos

 

A preferência por produtos orgânicos, além de benéfica para a saúde, também estabelece outra relação com a natureza. É muito mais harmônica e respeitosa com seus ciclos.

 

O consumo de alimentos industrializados acabou com a sazonalidade e variedade da produção agrícola. Motivo que traz diversos malefícios para a terra e força o excesso do uso de produtos prejudiciais à saúde

 

A escolha por uma alimentação saudável também impacta no mercado local. Segundo dados da Universidade Federal de Pelotas, 90% dos produtores de orgânicos são pequenos e médios produtores, e 70% são da agricultura familiar. Assim, você investe dinheiro na sua região e ajuda a aquecer a economia local!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *