BEM-ESTAR,  UTILIDADES

A psicologia das cores, o ambiente e a influência no humor das pessoas

Você já ouviu falar que as cores de uma casa podem influenciar no humor das pessoas? É exatamente isso que acontece. Diante dos estímulos visuais, o sistema de cores consegue causar diferentes sensações no cérebro, além de diversos outros comportamentos.

 

Separamos alguns conteúdos para que você possa entender um pouco mais sobre como funciona essa influência, e como utilizá-la a seu favor na hora de escolher as cores da sua casa.

Uma história muito antiga

Apesar de ser uma discussão atual, esse assunto é mais antigo do que se imagina. Desde o século IV a.C., o filósofo Aristóteles já havia concluído que as cores eram uma das propriedades dos objetos. Já o físico Isaac Newton, em sua busca pela natureza da luz, criou uma teoria que estabelece o espectro das cores, por meio da análise de seus ângulos de refração. Porém, foi só depois da publicação da Teoria das Cores, escrita por Johann Von Goethe, que o efeito sensorial das cores ganhou uma atenção maior na percepção das pessoas.

A psicologia das cores

A psicologia das cores estuda sua relação com os nossos sentimentos, para demonstrar como as duas coisas não dialogam por acaso. Este estudo buscou entender como o cérebro humano pode identificar as cores existentes e, além disso, ajudar a transformá-las em sensações.

 

Isso contribuiu para compreender como essa percepção influencia as pessoas. Afinal, o estudo mostrou que não se trata apenas de questões de gosto, mas de experiências universais. A psicologia das cores distingue oito emoções primárias nos seres humanos: alegria, raiva, medo, aceitação, tristeza, nojo, surpresa e curiosidade.

 

Quer entender como tudo isso pode influenciar nos ambientes? Então, acompanhe a leitura deste post até o fim!

A influência nos ambientes

A atmosfera de uma casa é pensada a partir da composição de estilo, design de móveis, arquitetura e, claro, da combinação de cores escolhidas. Nos espaços, até mesmo estampas e texturas existentes conseguem criar sensações cromáticas que podem interferir diretamente no humor das pessoas. Você deve estar se perguntando: “como assim”?

 

Bom, as cores podem auxiliar no processo deixando as atmosferas compatíveis com as atividades que serão desempenhadas nos locais, em especial se você deseja criar ambientes mais calmos ou energéticos. Além disso, quando bem utilizadas, podem ampliar ou diminuir os espaços.

 

Por isso, na hora de escolher a paleta de cores para um projeto, é importante ter alguns cuidados especiais. Para não arriscar errar no tom de cada cor, a solução está no equilíbrio. As cores, se combinadas da forma adequada, poderão atuar como uma verdadeira melodia nos espaços. Contratar  um profissional especialista na área é a melhor solução nestes casos.

Influências no estado mental

As cores agregam não só o valor estético, mas também emocional. Elas podem criar ambientações que passam tranquilidade e a sensação de “estar em casa”. E, mais que isso, possuem a capacidade de atuar sobre como vamos receber as informações que elas entregam.

 

Quando bem aplicadas, podem ser positivas e  produzir bem-estar. Por outro lado, também podem elevar os níveis de estresse e desconforto nas pessoas. Como mencionamos anteriormente, isso depende muito de como você criou o arranjo com as cores desejadas!

 

Por influenciar a sensibilidade das pessoas, o tema da psicologia das cores e da escolha da paleta de interiores ideal costuma despertar o interesse do público em geral . Além disso, também é um assunto interessante para outros perfis, como: designers, arquitetos, artistas, comerciantes e cientistas que buscam aplicar esse tipo de conhecimento em seus trabalhos.

Conheça o significado de algumas cores!

Amarelo: associado à mente e ao intelecto, temos o amarelo como a cor da criatividade . Ele simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade.

 

Laranja: o laranja é uma cor vibrante e enérgica, que está muito ligada ao otimismo, encorajamento, autoconfiança e ao descontraído.

 

Vermelho: o vermelho está relacionado às emoções fortes, como amor, paixão e raiva, e também ao poder de transformação.

 

Rosa: o rosa é usado para expressar empatia, sinceridade, companheirismo, ternura, sensualidade e sofisticação.

 

Roxo: o roxo é um tom introspectivo e está ligado à riqueza, misticismo e traz uma ideia de movimento.

 

Azul: o azul transmite confiança, serenidade, paz e lealdade. É uma cor que estimula a saúde emocional e a segurança.

 

Verde: o verde é uma cor ligada à natureza. Demonstra equilíbrio, crescimento, harmonia e tranquilidade.

 

Marrom: o marrom traz a ideia de firmeza, confiança e estabilidade, sendo esta tonalidade associada à terra e madeira.

 

Preto: o preto é a mais objetiva das cores, pois, além de ser neutra, também é de fácil combinação. Tende a ser associada à elegância e força, além de trazer a ideia de formalidade e sofisticação.

 

Branco: o branco ressalta a luminosidade, limpeza e tranquilidade. É uma cor que possibilita a ideia de limpeza, simplicidade, inocência, justiça e honestidade.

Até aqui, você já entendeu um pouco sobre o efeito das cores e como isso pode ser um diferencial no momento em que você decidir criar o ambiente desejado. A Nossa Casa busca, sobretudo, contribuir para você transformar o seu sonho de morar bem, em realidade. Conte com a gente e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *