Unidade de Conservação da Guarita
BEM-ESTAR,  TURISMO,  UTILIDADES

Reservas naturais: entenda a importância de preservá-las

Descubra mais, neste post, sobre as unidades de conservação ou reservas naturais brasileiras!

De extrema importância para a sobrevivência humana, as reservas naturais são a fonte primária de subsistência e manutenção da vida. Afinal, fornecem alimentos, equilibram a temperatura, controlam o efeito estufa e muito mais.

 

Além de constituírem paisagens naturais deslumbrantes, a preservação deve fazer parte do cotidiano de todos. Uma relação mais harmônica com a natureza é sempre possível!

Definição

As reservas naturais são certas áreas protegidas e voltadas para a preservação da vida selvagem, flora, fauna ou alguma característica geológica. 

 

Cada país tem um método de classificação dessas reservas, no Brasil, são chamadas de Unidades de Conservação, que podem ser Unidades de Proteção Integral e o grupo de Unidades de Uso Sustentável.

 

Essas áreas servem para proteger os ecossistemas originais e para servir para pesquisas científicas.

Localização

Existem muitas unidades de conservação no território brasileiro. São lugares de constante preservação garantida por lei e por instituições, como Ibama e ICMBio (Instituto Chico Mendes). Esses lugares são de posse pública, e a exploração dos recursos deve ser feita de maneira sustentável.

 

As principais áreas se encontram na região da Amazônia e da Mata Atlântica. O Rio Grande do Sul também tem unidades de conservação, como Floresta Nacional de Canela, Área de Proteção Ambiental Lagoa Itapeva de Torres e Floresta Nacional de São Francisco de Paula e Parque Estadual da Guarita de Torres.  

Importância da preservação

Unidade de Conservação da Guarita

Além de todos os benefícios para o planeta, como regulamentar o clima, as unidades de conservação brasileiras desempenham fundamental papel no desenvolvimento do País, como fonte de pesquisa, bens e serviços.

 

Dada a intensa diversidade biológica dos ecossistemas brasileiros, a manutenção e a preservação dos recursos naturais estão estritamente relacionadas com o progresso e desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *