BEM-ESTAR,  NOSSA CASA,  TORRES

Projeto Brincar de Correr: O esporte como forma de inclusão

Muito mais do que um grupo de corrida: a inclusão social é o maior objetivo do projeto Brincar de Correr!

Realizado na cidade de Torres, busca a integração de crianças e adolescentes na sociedade por meio da prática de esportes. Os treinos envolvem atividades de atletismo e contam com o auxílio de diversos profissionais da saúde, além da orientação do professor Cláudio Freitas.

 

Formado em Educação Física pela Ulbra Torres (Universidade Luterana do Brasil), Cláudio iniciou o projeto em 2011, pela Ascort (Associação dos Corredores de Torres). Atualmente, o grupo conta com uma média de 100 atletas e realiza atividades separadas por categorias (sub-12, 14, 16 e 18), com crianças de 9 a 18 anos.

 

Nas primeiras categorias, os alunos trabalham o mini atletismo por meio da recreação com brincadeiras lúdicas, como pular cones, salto em altura e lançamento de dardo. Tudo é adaptado para cada idade. “É um processo de descobrimento das crianças com o esporte, para identificar se realmente gostam disso”, explica o professor. Conforme os atletas vão evoluindo, começam a correr e aumentar gradativamente distâncias e metas.

 

O projeto é totalmente gratuito e conta com o patrocínio e colaboração de moradores da cidade e de empresas como a Nossa Casa Imóveis, para a aquisição de uniformes e lanches. Além disso, as crianças recebem o acompanhamento de profissionais da saúde. Nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e duas academias da cidade – que os alunos podem fazer reforço muscular – acompanham gratuitamente com serviços ao projeto.

 

Os resultados são notórios: alguns atletas evoluíram tanto que iniciaram a corrida de alto rendimento, participando de competições no Brasil inteiro. O projeto já ganhou troféus e medalhas, conquistadas pelos alunos. Até os 18 anos, o grupo lidera em campeões no Rio Grande do Sul.

 

Segundo o professor, uma das maiores dificuldades é a falta de pista de atletismo em Torres, visto que facilitaria o treino com as crianças. Atualmente, as atividades são realizadas no Bairro Morada das Palmeiras, porque as ruas são melhores, e o local é bastante seguro. A prefeitura da cidade afirma que a construção de uma pista está em andamento com previsão de entrega para janeiro de 2019.

 

Luana Lopes, atleta do projeto dede os 16 anos, sentiu que a prática de correr melhorou muito a saúde, teve influência no psicológico e até mesmo no humor. “Superei limites que nunca imaginei superar, com a ajuda de todos que participam do grupo. Fico muito feliz com o crescimento e reconhecimento que o projeto está ganhando com o passar do tempo, oferecendo oportunidades e realizando sonhos de muitos jovens ”, destacou.

 

Se você tem de 9 a 18 anos e quer participar, pode entrar em contato com Cláudio Freitas no Facebook, ou por telefone (51) 9 9639-5723. O professor solicita um exame médico para avaliação dos alunos – esse exame avalia se estão aptos ou não para correr.

 

A Nossa Casa tem orgulho por contribuir com o projeto e por fazer parte de uma causa tão importante como esta! <3

 

Se você gosta de esportes e se interessou por corrida, conheça também os 3 grupos que existem em Torres e os benefícios proporcionados pela prática de correr!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *