Lendas de Torres - Guarina de noite
TORRES

Lendas de Torres: Conheça os mistérios aterrorizantes da cidade!

A grandiosidade da natureza contribui muito para a existência de várias lendas de Torres. Não é à toa que os pontos turísticos mais visitados são cheios de histórias místicas que mexem com o imaginário da população  há anos.

 

São contos passados de geração em geração por relatos que despertam ainda mais o interesse pelos mistérios! Duendes, sereias, altar de sacrifícios e canibalismo lendas e mistérios que fazem parte de Torres, uma das praias mais belas do sul do País. Portanto, nada mais interessante do que aproveitar o clima de mistério do Halloween para saber mais sobre essas histórias!

Povos canibais

Lendas de Torres - Canibais

Antes da colonização, Torres era habitada por índios da etnia carijó. Eles ocupavam toda a área litorânea entre o Paraná e o Rio Grande do Sul. De acordo com relatos dos jesuítas, tinham por hábito fazer banquetes com os corpos dos prisioneiros, entre eles os primeiros europeus que chegavam à região.

Esta tribo acreditava na absorção das qualidades e dons das pessoas que fossem sacrificadas e ingeridas como alimento, segundo relatos do jornalista e historiador Nelson Adams, que se dedica a estudar o passado de Torres e que esteve recentemente em um ciclo de palestras sobre a história do Município no início deste ano!

De acordo com Adams, o fato de o canibalismo realmente ter acontecido na cultura dos carijós, em Torres, contribuiu para a lenda

Algumas pessoas acreditam que a Pedra da Guarita, entre o Morro das Furnas e a Pedra da Itapeva, era usada como antigo altar para sacrifícios por causa da sua localização. A imponência do local encantava a população indígena que viveu em Torres naquela época!

Sereias

Na Furna do Diamante, uma das cavernas esculpidas pelas ondas, existe o mito da Sereia do Diamante! Diz a lenda que a sereia guarda um grande tesouro escondido no fundo da caverna, oriundo das embarcações que naufragaram às margens das Furnas.

 

Para conquistar a riqueza da sereia, é preciso encontrá-la dentro da caverna e entregar um pente. Então, ela mostrará o caminho para o tesouro. Quem não tiver o pente, poderá encontrar a morte no labirinto da caverna. Em conversas de pescadores, reza a lenda que a mulher, metade peixe e metade humana, teria sido avistada várias vezes não só por embarcações, mas também por quem resolveu se aventurar pelo Morro das Furnas.

Duendes

Lendas de Torres - Praia da Guarita 1

 

Na Praia da Guarita, tem um personagem que, vira e mexe, volta a ser comentado por quem garante ver seres ocultos na praia! O protetor das furnas e das falésias do local um duende de barba longa que surge nos rochedos, vestindo roupas pomposas, que aparece e some sem explicação!

 

Ficou intrigado sobre todo esse lado “aterrorizante” da cidade? Aproveite os mistérios e se inspire para curtir ainda mais o Dia das Bruxas por aqui. Venha conferir de perto as lendas de Torres quem sabe você não vê algo estranho?! 😱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *