balonismo no Brasil_Nossa Casa Imóveis
TORRES,  TURISMO,  UTILIDADES

A história do Balonismo no Brasil

O Brasil é o berço de pessoas criativas e se consagra pela superação de barreiras e a coragem para inovar. Esse fato confirma-se na história de brasileiros e brasileiras que realizaram o que há muito era considerado impossível. Dentre esses brasileiros, está o padre Bartolomeu de Gusmão — responsável pela primeira demonstração de voo de um balão de aquecido a ar.

 

Conheça agora um pouco da história do Balonismo no Brasil.

ilustração_Nossa Casa Imóveis
Projeto do balão de Bartolomeu de Gusmão

Antes de qualquer coisa, devemos falar de Bartolomeu de Gusmão. Como dito, o padre brasileiro de 23 anos é o responsável pela primeira demonstração de voo de um balão. A corte real de Portugal, incluindo o rei Dom João V, observaram o balão subir 4 metros de altura na Sala das Embaixadas da Corte de Lisboa. Infelizmente, ao chocar-se com o teto, o balão provocou um incêndio. Apesar de Gusmão ter perdido a confiança da corte real portuguesa, conseguiu provar a funcionalidade do projeto brasileiro.

 

Avançando alguns anos na história, o primeiro voo tripulado em terras brasileiras foi realizado em 1885, por Edouard Heilt, sobre a região do Saco dos Alferes, no Rio de Janeiro. Em paralelo, tivemos os dirigíveis, que consagraram-se no Brasil pelos projetos do aviador Santos Dumont.

dirigivel_Nossa Casa Imóveis
Dirigível Número 6, de Santos Dumont

No ano de 1953, o americano Ed Yost deu vida ao moderno balão de ar quente, abrindo procedência para as primeiras competições no mundo. No Brasil, o esporte deu seus primeiros passos nos anos 70, em Araraquara, São Paulo, quando Victorio Truffi realizou seu primeiro voo. Após esse feito, foi fundada no país a Associação Brasileira de Balonismo, em 1887, e em 1988 realizou-se o primeiro campeonato brasileiro, promovido pela instituição.

balonismo_Nossa Casa Imóveis
Primeiro Campeonato Brasileiro de Balonismo, 1988.

Dentre campeonatos e festivais surgiu, em 1989, um dos principais eventos de balonismo da América Latina: o Festival Internacional de Balonismo de Torres. Hoje, considerada a capital brasileira do balonismo, Torres conta com um evento que traz balonistas e apreciadores do esporte de todos os lugares do mundo. Neste ano, o evento chega em sua 31° edição e contará com mais de 60 pilotos em competições de precisão e em voos festivos e especiais.

joão do balão_Nossa Casa Imóveis
Foto: João do Balão

A Nossa Casa marcará presença no evento junto ao balonista João do Balão. Visite Torres entre os dias 1° e 5 de maio, e prestigie esse espetáculo dos ares! Mais informações sobre o evento no site www.torres.rs.gov.br/balonismo/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *